segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Finalmente con los niños

Foi desta que cheguei para ficar. Finalmente estou na Casa Guatemala, o orfanato, a trabalhar a full-time con los niños. E que niños...Estou como orientadora (=responsável=mãma), dos chiquitos, que tem idades entre o 1 ano e meio aos 3 anos. Que desafio me aguarda, yo mãma de 3..HELP!
Short presentation de cada um deles, pois neste próximos meses eles vão ser o centro dos meus dias.
Jessica: 3 anos e já é o meu encanto... chegou ao orfanato apenas há algumas semanas e sente muito a falta da sua mãe. Antes vivia na rua com os seus 2 irmãos e com a sua mãe. Por fim a mãe decidiu que era melhor os filhos virem para a Casa Guatemala e de vez em quando vem visitá-los.
Quando não está a chorar, Jessica é mui guapa, com um sorriso que a todos conquista, é una chica muito esperta…Tenho de ter cuidado para não me deixar ir nos seus sorrisos e ela me levar a melhor...

Eric: 2 anos, a sua mãe trabalha no orfanato e ele passa o dia (5am a 8.00pm) connosco. A sua mãe, utiliza os métodos tradicionais guatemaltecos de educação...meaning cinturón qd algo n corre bem. Outra tarefa para quem trata dele é portanto lidar e educar os pais...Mesmo assim ele consegue ser um rapaz reguila, fiteiro e comilão que vai ser um desafio. Carlitos: 1 ano e meio, tb filho de uma das empregadas do orfanato, passa o dia e noite connosco. Muito querido, mas muito mimado..chora sempre que n tem atenção. Mas de resto porta-se muito bem.
O que todos tem em comum: Um sorriso gigante, muito amor e carinho e o dom de espalhar um sentimento de alegria a quem está com.

Daily life
Mas o desafio não se fica apenas pelos babies…
As condições aqui como já era de esperar não são as melhores. Por onde começar...Durmo no quarto com as crianças, o que significa bye bye sono seguido. Acordo definitivamente às 5.00, para lavá-los, vestir e dar de comer...às 7.30 tem creche e eu posso ir limpar o quarto+casa-de-banho entre outros. Hoje comecei com yoga com outras voluntárias e que bem que me soube! vamos a ver se consigo um sport group por aqui ;).
Às 10.30, almoçamos, pois as 11.00, é hora de buscar os chiquitos a la escuela. À uma voltam para a creche e por aí ficam até às 16.30. Jantamos por volta das 17.00, com a cobra de estimação de 1,5m colorida que se passeia pela cantina. Às 20.00 a electricidade é cortada e é hora de dormir com os morcegos que insistem em aparecer no quarto durante a noite. Além disto há que contar com a água fria do chuveiro, os feijões e tortillas todos os dias, os piolhos das crianças aos quais não creio conseguir escapar, a minha roupa imunda no final de cada dia, a chuva que ainda não parou...Lollol, garanto-vos que as crianças ajudam a superar tudo isto, mas para já está a ser um bom desafio.
No entanto, os voluntários tb são uma grande ajuda...Ainda não tive muito tempo de conhecer todos, but for the moment no complaints. Sónia é a espanhola que vou substituir, é psicóloga e com 23 anos parece que nasceu para ser mãe. Tem uma semana para me "passar a pasta" e ensinar-me a ser "mummy"..Será que vai conseguir?Para a semana logo vos conto ;)

Besitos, besitos

5 comentários:

  1. Ritinha estou a acompanhar tudooo!
    vejo que já tens muitos desafios pela frente mummy! =)
    um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Rita!!! minha alma está parva com a tua aventura!!! ja sabia q querias ir p Guatemala mas a concretizaçao e as historias q contas.... dao-me vontade de ir atras de ti!! Muitos beijinhos e espero que corra tudo bem, aproveita a experiencia porque seguramente é UNICA! mts bjs, filipa vale

    ResponderEliminar
  3. Ritinha!!!A Filipa (Filipa Vale) acabou de me enviar o link do teu blog para que pudessemos compartilhar o entusiamo ao ler as coisas maravilhosas que tens feito! Que experiencia magnífica!!!! Muitos beijinhos e aproveita!Filipa Figueiredo

    ResponderEliminar
  4. Querida Rita
    Que experiencia tao gira!!!!!! Vou ser espia assidua do seu blog!Beijos e saudades Gi

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar