sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Último dia como waitress ;)


Após 2 semanas a servir , lavar pratos e varrer entre outros, no restaurante do hotel Backpackers, chego finalmente ao fim da minha experiência como waitress.
Apesar de no início me ter sentido muito frustrada por ver a minha ida para o orfanato adiada, com este trabalho que considerava ser um desperdício de tempo, hoje estou quase com pena de partir. Apesar de o trabalho ser o que é, permitiu-me conhecer um mundo de pessoas muito diverso. As nacionalidades são mais que muitas, de todas as idades, cada uma com uma história de vida, uma viagem, muito interessante para partilhar.

Aqui pude relaxar, passear, decobrir mais uns tesouros da Guatemala, como a Finca paraiso, cascata de 6 metros de água quente quente que desafia as melhores piscinas e alguams praia. Comecei também a trabalhar em part-time no orfanato, onde já dei aulas de inglês e manualidades. Os details da vida do orfanato reservo para quando estiver lá a full time, para não vos cansar já com tanta história..

Meanwhile, quem tiver tempo e paciência pode descobrir um pouco das personagens que marcaram estas duas semanas nas descriptions em baixo...

Os viajantes

Neri, um israelita castiço, um parceiro para conversas e cartas. Jessie, um americano que tenta não o ser, foi sem dúvida uma boa companhia. a lista poderia continuar e continuar com as pessoa mais random e de backgrounds mais diferentes com quem me fui dando por vezes mais, por outras menos..

Temos ainda as pessoas de mais idade, de mochila às costas que ainda andam de terra em terra, em autocarros públicos, como se fossem jovens. Se calhar já não saltam de uma cascata para uma lagoa, mas continuam a desafiar as suas forças em cada viagem que fazem, sempre em busca de algo novo e de genuíno que só se encontra quando se viaja entre o povo.Bob, um Sr.Americano de diria 70 anos. Criou uma instituição de solidariedade que apoia comunidades mexicanas, em projectos escolares, agricultura, canalização etc. Hoje, viajou sozinho de mochila às costas até à Guatemala em busca de projectos para apoiar. Encontrou a Casa Guatemala e aqui durante 4 semanas tenciona consertar canos, ajudar a desenvolver as hortas, ou dar aqui e ali uma ajuda no que for necessário. Impeditivos, a sua idade e como americano típico, não falar uma palavra de espanhol. Uma inspiração, para quem chega com energia àquela idade.

The locals

Começando pelo pessoal do hotel. As directoras, 2 irmãs (Señora Raquel e Señora Wilma), a bruxa má e a bruxa boa cá do sítio... Señora Raquel, nos primeiros dias, fez-me repensar seriamente se estaria no sitio certo... Antipática e distante, embora bem no fundo, já provou que se preocupa connosco e é possível que tenha as suas razões para ser como é, embora tb pudesse ser diferente.
De resto, os empregados, todos impecáveis... vou mesmo sentir a falta deles. São uma fonte de boa disposição e bem estar constante...
De salientar Edi,por ser um típico chico guatemalteco. É um empregado de mesa, cá do hotel..Simpático, amável, mas uma criança num corpo de homem. Com 19 anos, já tem uma filha, por opção, da sua namorada com quem vive. No entretanto quer ter várias mulheres e acha isso perfeitamente normal.

Os clientes...Freddie, um guatemalteco, muito simpático, muito divertido, que frequenta o bar do Hotel Backpackers. É casado, com uma holandesa, ex-voluntária casa guatemala que vive actualmente na Holanda. No próximo mês, vai vender o seu iate, com o qual fazia tours turísticas, e viver com ela para a Holanda. Acredita que quando está longe por muito tempo da mulher que a pode estar com outras, mas sempre que estão juntos, nem lhe passa pela cabeça estar com outra mulher.(menos mal). Ele representa o menos mal da cultura macho men guatamalteca. Perguntando a uma guatemalteca o que pensa desta mentalidade, até nem lhe parece mal. "Pelo menos não me troca, nem me trai se estiver por perto. Ama-me… "

Ivan, chiquitito de 16 anos é um artista encantador, dibuja mui bien,…em Portugal poderia ser reconhecido…estamos a tentar que consiga uma bolsa de estudos e venha mesmo a ser alguém. Para já tem sido uma grande companheiro para os tempos livres. Entre correr, jogar basquet (sim o ténis não funciona por cá) e pintar, sinto-me em casa ;)

As voluntárias - as companheiras

Termino pelas voluntárias que trabalharam comigo no hotel, todas piu meno around 25...
Judith, uma francesa em San Francisco, ex-marketeer, em muitos aspectos semelhante a mim. Claudine, sul-africana, ex-informática com look professora, muita tranquila easy going, alinha em qualquer coisa, descomplicada e possível grande companheira.
Yasmin uma hippie australiana, 100% impecável com todos, uma waitress e professora *****. Mas não vai ser das pessoas que devem recordar.
Sarah de Chicago, uma típica americana, prof de ballet, muito simpática e carinhosa. Vai ser uma potencial boa amiga.
Em comum, um desejo, ajudar as crianças e sairmos da experiência mais enriquecidas.



Ansiosa, mas receosa pela mudança do conforto do dia de hoje para a incerteza do amanhã, me despeço...

Sem comentários:

Enviar um comentário